Compostagem Doméstica

O Projeto de Compostagem Doméstica lançado pela Valorlis em 2007, teve como principal objetivo reduzir a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis que são depositados em aterro, contribuindo assim para um melhor ambiente.

A Compostagem Doméstica é um processo natural de reciclagem de matéria orgânica, que permite aproveitar os resíduos provenientes da cozinha e jardim e transformá-los num fertilizante rico em nutrientes a que se chama composto.

Este projeto assentou na realização de ações de formação abertas aos munícipes dos seis municípios servidos pela VALORLIS (Leiria, Batalha, Pombal, Porto de Mós, Marinha Grande e Ourém), e na distribuição gratuita de compostores aos munícipes que participam nestas ações.

Depois de concluída a distribuição de compostores, a Valorlis aposta agora na promoção de workshops dedicados à compostagem doméstica. Estes workshops têm como objetivo ensinar a construir um compostor artesanalmente e transformar os resíduos orgânicos num adubo natural.

A Valorlis realiza visitas de monitorização, aconselhamento e intervenção junto das famílias detentoras de um compostor.

Tem dúvidas sobre o processo de compostagem. Entre em contacto connosco. Teremos muito gosto em fazer-lhe uma visita!

Guia da Compostagem