07 DE MARÇO, 2023

Reciclagem cresce 5% na área de intervenção da VALORLIS

 

A VALORLIS registou em 2022 um aumento na recolha seletiva de embalagens (de plástico, metal, cartão e vidro) de 5%, face a 2021, num ano em que também se verificou um decréscimo da produção total de resíduos em 1%.

 

A receção com origem na recolha seletiva de embalagens (de plástico, metal, cartão e vidro) foi de 16.574 mil toneladas, apresentando um crescimento de 5% face ao ano anterior. Deste total 6 mil toneladas dizem respeito ao vidro, que representa um aumento de 6% face a 2021; 6 mil toneladas ao papel/cartão, representando um aumento de 4% face ao período homologo e 4 mil toneladas às embalagens de plástico e metal, que representam um aumento de 5%, comparativamente ao ano anterior.  A estes materiais acresce o envio para reciclagem de outros materiais recebidos, como sejam resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e madeira, que em 2022 perfizeram um total de 493 toneladas.

 

A reciclagem continuou a aumentar e o envolvimento dos colaboradores da VALORLIS e da população dos seis concelhos da sua área de intervenção, revela-se ano após ano, essencial para alcançar estes resultados.

 

O esforço de recolha seletiva nos municípios da área de influência da VALORLIS (Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós) resultou na poupança de 92 mil árvores, em metal que permite fabricar mais de 48 milhões de latas de 0,33 litros, em plástico suficiente para produzir mais de 9 milhões de t-shirts XL e na quantidade de vidro que permite produzir cerca de 17 milhões de garrafas de 0,75 litros.

 

Marta Guerreiro, Administradora Executiva da VALORLIS, salienta “Assistirmos ao crescimento contínuo nos resíduos enviados para reciclagem, com assinalável desempenho no vidro, que é o material cuja taxa de reciclagem mais precisa de crescer, e isso é motivo de grande satisfação”, e salienta “a VALORLIS reconhece o esforço da população e agradece todo o seu contributo, que é imprescindível para alcançar as metas de reciclagem, procurando retribuir com um serviço cada vez melhor e que vá ao encontro das suas necessidades”.

 

A VALORLIS agradece à população, aos municípios e aos seus colaboradores, este esforço conjunto em prol do ambiente.

 

Para facilitar a tarefa de reciclagem a VALORLIS disponibiliza uma rede 1.797 ecopontos distribuídos pelos seis municípios da sua área de intervenção, que é complementada com o serviço de recolha porta-a-porta em áreas residenciais específicas e no comércio e serviços, assim como programas de incentivo à separação e reciclagem junto das escolas e instituições.

 

Sobre a VALORLIS

A VALORLIS, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, continua a apostar na sensibilização junto da comunidade, de modo a garantir um adequado funcionamento do sistema de gestão de resíduos urbanos da região.

 

A VALORLIS dispõe de um serviço de contacto e apoio aos cidadãos da sua região - a Linha da Reciclagem – 800 911 400, um serviço de atendimento público, gratuito e nacional que foi criado para dar respostas eficazes ao cidadão, nomeadamente para responder a dúvidas, pedidos de informação, sugestões, reclamações, elogios e pedidos de serviço relacionados com a recolha e tratamento de resíduos urbanos.

 

Informações: Cidália Martins | Telemóvel: 939576042 | E-mail: cidalia.martins@VALORLIS.pt