NOTÍCIAS
17 de maio de 2022

Reciclagem ajuda Instituições de Solidariedade Social

Valorlis apresenta campanha Toneladas de Ajuda

 

A Valorlis empresa responsável pelo tratamento de resíduos sólidos urbanos dos seis concelhos da Alta Estremadura (Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós), lança a Campanha Toneladas de Ajuda no dia Internacional da Reciclagem.

 

Toneladas de Ajuda é uma campanha de responsabilidade social sobre reciclagem de embalagens que está direcionada a todas as Instituições de Solidariedade Social sediadas nos seis concelhos da área de intervenção da Valorlis, que entreguem os seus resíduos recicláveis na Unidade de Triagem da Valorlis, ou que solicitem uma recolha à Valorlis, integrada nos circuitos de recolha existentes.

 

Esta campanha tem como objetivo valorizar os resíduos recicláveis (embalagens de plástico, metal, papel, cartão e vidro), que as instituições inscritas entreguem em troca de uma contrapartida financeira, que permitirá apoiar os projetos de cariz social desenvolvidos pelas instituições.

 

Esta campanha prevê também que qualquer pessoa ou entidade que pretenda efetuar entregas de recicláveis em nome de uma determinada instituição, o possa fazer, desde que a mesma esteja inscrita na campanha Toneladas de Ajuda.

 

A listagem das instituições inscritas estará disponível em www.valorlis.pt após términus das inscrições.

 

“A Valorlis vai abrir as portas das suas instalações para receber os resíduos domésticos recicláveis produzidos pelas instituições, entregues diretamente na unidade de triagem na Quinta do Banco, Parceiros e prevemos alargar faseadamente as entregas nos Ecocentros existentes nos concelhos de Batalha/Porto de Mós, Pombal e Ourém, explica Marta Loia Guerreiro, Administradora Executiva da Valorlis. E acrescenta “A Valorlis continua a apostar na promoção da reciclagem junto das comunidades onde está inserida e com esta campanha, vamos aliar a nossa missão ambiental e social apoiando as necessidades das instituições locais”.

 

As instituições interessadas em participar devem enviar a ficha de inscrição e a documentação solicitada até ao dia 31 de maio de 2022 para comunicacao@valorlis.pt 

 

Faça download da Ficha de inscrição.

 

Consulte o Regulamento da campanha

10 de abril de 2022

Valorlis oferece compostores domésticos à população

 

A Valorlis vai alargar o seu programa de compostagem doméstica através da distribuição de 4.500 compostores, que serão entregues à população da sua área de intervenção em 2022, mediante a presença numa ação de sensibilização.

O alargamento do programa surge com o objetivo de contribuir para o desvio de resíduos urbanos biodegradáveis de aterro sanitário assim como responder aos pedidos e manifestação de interesse dos munícipes, e será dinamizado em estreita parceria com os Municípios e Juntas de Freguesia.

Poderão participar no programa de Compostagem desenvolvido pela Valorlis todas as famílias que possuam um pequeno espaço exterior na sua habitação (jardim, quintal ou horta) residentes nos concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém e que tenham um agregado familiar igual ou superior a 2 pessoas.

 

De momento as inscrições estão encerradas. Os munícipes já inscritos no programa de Compostagem Domestica da Valorlis serão convocados para participar numa ação de sensibilização e receber o compostor.

Se tem um jardim, quintal ou horta, a compostagem doméstica é ideal para si!

 

 

14 de março de 2022

A Valorlis, em colaboração com o Município da Batalha, Marinha Grande e Pombal e as freguesias de Monte Redondo e Carreira e Louriçal e com o apoio da Sociedade Ponto Verde, está a dinamizar a ação Mercado a Reciclar, nos Mercados Semanais.

A  equipa da Valorlis esteve no Mercado a sensibilizar e motivar os comerciantes para a correta separação dos recicláveis e o seu encaminhamento para os ecopontos disponibilizados.

Nesta ação a Valorlis pretende minimizar o impacto resultante do mercado, promovendo o correto encaminhamento dos resíduos recicláveis produzidos, por intermédio de:

 

  1. Sensibilização às entidades envolvidas na gestão do mercado;
  2. Dotação do mercado de equipamentos para deposição seletiva;
  3. Sensibilização aos comerciantes para o correto encaminhamento dos resíduos;
  4. Acompanhamento e monitorização da iniciativa;
  5. Atribuição do Galardão Mercado a Reciclar

 

Após monitorização da iniciativa, a Valorlis pretende atribuir o galardão de “Mercado a Reciclar” aos mercados aderentes, que se destaquem pelo compromisso de redução do impacte ambiental resultante do mercado, promovendo a gestão adequada dos resíduos.

 

Marta Loia Guerreiro, Administradora Delegada da Valorlis, explica “Os mercados são locais de produção significativa de resíduos nomeadamente cartão e plástico, que quando não são depositados nos contentores representam um problema”. E acrescenta “Estamos empenhados, em conjunto com o Município, em garantir o encaminhamento e valorização dos resíduos recicláveis produzidos nos mercados”.

 

Esta campanha surge na dinâmica de proximidade da Valorlis com os seus Municípios, na resolução de problemas comuns e contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, estando prevista a implementação da ação em outros mercados da sua área de intervenção.

6
MUNICÍPIOS
302
HABITANTES
MIL
9
INSTALAÇÕES
182,2
RESÍDUOS TRATADOS E VALORIZADOS
MIL TONELADAS
16,78
RESÍDUOS RECICLADOS
MIL TONELADAS
2,7
CORRETIVOS ORGÂNICOS PRODUZIDOS
MIL TONELADAS
14
ENERGIA PRODUZIDA
GWH/ANO
RECYCLE BINGO O JOGO QUE DÁ PRÉMIOS A QUEM RECICLA
Ecopontos e Ecocentros Reciclar Sempre, Tudo e em Todo o Lado
6,2 Milhões
Habitantes abrangidos