A recolha dos resíduos depositados nos ecopontos é realizada segundo circuitos independentes para cada tipo de material, utilizando-se para o efeito viaturas específicas, dotadas de dispositivos de elevação dos contentores.

 

A rede de pontos de recolha é constituída por um total de 2.224 pontos de recolha. Do total, 1.763 correspondem a locais com contentores para a deposição de resíduos das três fileiras, sendo os restantes 461, pontos de recolha que possuem contentores para apenas 1 ou 2 fileiras.

 

Os circuitos atualmente estabelecidos são 22, tendo sido organizados de forma sustentável, exigindo um contínuo e constante trabalho de otimização. Este trabalho, que decorre ao longo do ano, tendo em conta a variação da população, o número de pontos de recolha e os dados relativos aos enchimentos dos contentores de modo a garantir um nível de serviço adequado aos seus utilizadores.


A diminuição do número de quilómetros a efetuar por circuito, e consequentemente a diminuição do consumo de combustível por parte das viaturas de recolha tem sido um outro objetivo estabelecido. As periodicidades de recolha variam ao longo do ano, tendo em conta a sazonalidade e as necessidades verificadas no terreno.

A Valorlis tem implementado um Sistema de gestão das operações de recolha que assimila dados, e parâmetros em tempo real, uma plataforma digital, que no seu todo contribui para o apoio à decisão nesta atividade:

  • A rede de ecopontos georreferenciada, com toda a informação relevante relativa aos pontos de recolha compilada num Sistema de Informação Geográfico, que serve de suporte à gestão das operações.
  • Utilização de um sistema de aquisição e gestão de dados da recolha (360 WASTE), que permite a combinação  dos dados registados em tempo real pelas equipas de recolha como: enchimento dos contentores, estado de higiene, deposições indevidas, avarias do equipamento, pesagens e quilómetros efetuados; e os dados assimilados online por sensores de enchimento ou baldeação que, conjugados são determinantes na otimização e execução de circuitos dinâmicos de recolha.

O que colocar nos Ecopontos?
Ecoponto Verde: Vidro (Embalagens) – Garrafas, frascos e boiões;
Ecoponto Azul: Papel E Cartão – Embalagens e rolos de cartão, papel, jornais, folhetos e revistas;
Ecoponto Amarelo: Plástico e Metal (Embalagens) – Garrafas, garrafões, pacotes de bebidas, embalagens de plástico, latas de bebida e conserva e sacos de plástico.