A Valorlis distingue-se pela excelência do serviço prestado com qualidade, competência técnica, inovação e sustentabilidade.
Crescimento de 6% na Reciclagem em 2024
Valorlis
sexta-feira, 2 de maio de 2025

Valorlis regista aumento na recolha seletiva de embalagens

 

A Valorlis, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos municípios da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, verificou um aumento de 6% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro, face a 2023.

A recolha seletiva de recicláveis permitiu o encaminhamento para reciclagem de 18.310 toneladas de resíduos. Deste número, 7.208 toneladas correspondem a papel/ cartão, que aumentou 8% em relação a 2023, 4.886 toneladas são relativas a embalagens plásticas/ metálicas/ ECAL, que registou um aumento de 9% relativamente ao ano anterior e 6.215 toneladas de vidro, número que se manteve mais estável, com um ligeiro crescimento de 2%.

Para fomentar o aumento da reciclagem de vidro, a VALORLIS lançou dois projetos piloto direcionados para a reciclagem do vidro na restauração e hotelaria, o projeto Marinha+Vidro e o projeto Com o Vidro no Coração, nos quais estão a ser testadas novas soluções tecnológicas para a recolha de embalagens de vidro recicláveis.

No caso dos resíduos de embalagens acresce o envio para reciclagem de outros materiais recebidos nos ecocentros, como equipamentos elétricos e eletrónicos, sucatas e madeiras, que em 2024 resultaram num total de 946 toneladas, registando um acréscimo de 37% face ao ano anterior.

Marta Loia Guerreiro, Administradora Executiva da Valorlis, refere que “verificámos por mais um ano, que os munícipes da nossa área de atuação continuam comprometidos com a causa da reciclagem. Este é um compromisso que todos teremos de reforçar e potenciar em prol de um melhor ambiente e um futuro mais sustentável. SEPAREM que a VALORLIS faz o resto!”

Valorizando o esforço conjunto da população e dos municípios, bem como o envolvimento dos seus colaboradores, em prol do ambiente e do aumento da reciclagem, a Valorlis disponibiliza uma rede de 1.896 ecopontos distribuídos pelos seis municípios da sua área de intervenção, serviço que é complementado com a recolha porta a porta no comércio e serviços, assim como programas de incentivo à separação e reciclagem junto das escolas e instituições.

 

 

Sobre a Valorlis

A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, continua a apostar na sensibilização junto da comunidade, de modo a garantir um adequado funcionamento do sistema de gestão de resíduos urbanos da região.