01 DE SETEMBRO, 2023

A Valorlis está a realizar visitas aos compostores distribuídos ao longo dos últimos anos no âmbito do projeto “Compostar, outra forma de Reciclar”. Os monitores da Valorlis vão visitar os compostores distribuídos com o intuito de esclarecer dúvidas aos munícipes aderentes e acompanhar o processo de compostagem doméstica. As visitas decorrerão entre setembro e novembro deste ano e serão realizadas maioritariamente aos fins de semana.

 

Esta ação reforça o elo de ligação com os munícipes, que contarão com o apoio dos técnicos da Valorlis para esclarecerem dúvidas, aprenderem mais sobre compostagem doméstica e continuarem a dar bom uso aos compostores disponibilizados pela empresa.

 

Para que este processo possa decorrer com a maior segurança, os técnicos que efetuarão as visitas estão devidamente identificados e autorizados pela Valorlis, e contactarão os munícipes por telefone antes de se deslocarem às suas casas, agendando a visita.

 

Marta Loia Guerreiro, Administradora Delegada da Valorlis, explica que «além de fornecermos o compostor e ensinarmos a fazer compostagem doméstica, é necessário continuar a apoiar os munícipes para obterem bons resultados e produzirem o seu próprio composto». E acrescenta «A adesão tem sido fantástica, e queremos continuar a manter-nos atentos e disponíveis para que a compostagem doméstica continue a ser um enorme sucesso».

 

A Compostagem Doméstica é um processo ambientalmente sustentável, que promove reciclagem de resíduos orgânicos, o desvio de resíduos de aterro e que permite produzir um adubo natural para ser utilizado em jardins, quintais e hortas.

 

O Projeto de Compostagem Doméstica, lançado em 2007, pela Valorlis, marcou uma nova e significativa etapa no esforço pela redução de resíduos depositados em aterro, tendo possibilitado ao longo dos anos a valorização estimada de cerca de 20 mil toneladas de resíduos, através da utilização de 8.836 compostores, que foram distribuídos gratuitamente nas ações de sensibilização realizadas.

 

Com o objetivo de contribuir para a prevenção da produção de resíduos urbanos biodegradáveis e respondendo às manifestações de interesse dos munícipes, em 2021, este projeto foi alargado e, no âmbito das ações de formação realizadas, já foram distribuídos mais 3.139 compostores à população.