9 de Setembro de 2019

O projeto Ilhas Ecológicas – recolha seletiva de proximidade é um projeto piloto que tem como objetivo aproximar os ecopontos à população, disponibilizar meios para separação em locais onde há dificuldade na colocação de ecopontos e aumentar as quantidades de resíduos enviados para reciclagem.

Na Marinha Grande o reforço de ecopontos  foi feito através da substituição dos ecopontos tradicionais por contentores com menor capacidade, colocados mais perto de cada habitação e em maior número.

No âmbito deste projeto foram substituídos 28 ecopontos por 206 ilhas ecológicas, para separação dos resíduos recicláveis pela população. Os ecopontos substituídos foram colocados em outras zonas do concelho.

As zonas abrangidas neste projeto são zonas residenciais e com maior densidade de habitações de baixo porte e onde há dificuldade na colocação e recolha de ecopontos tradicionais. Estima-se que a população abrangida por esta ação seja de cerca de 10.000 habitantes.

 

O projeto Ilhas Ecológicas – Recolha de Proximidade, cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, visa aumentar as quantidades de resíduos recolhidos seletivamente.