16 DE JANEIRO, 2023

Valorlis distingue instituições com melhor desempenho ambiental

 

A Valorlis visitou hoje, o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Piedade em Monte Redondo, Leiria e na presença, da Presidente da Junta de Freguesia de Monte Redondo e Carreira, do Diretor do estabelecimento, dos colaboradores e utentes, entregou o prémio que reconhece o excelente desempenho desta instituição e da Comunidade envolvente no Programa Toneladas de Ajuda, no valor de 1 015,00€.

 

Neste programa, cada instituição é premiada em função da quantidade de recicláveis separados e enviados para reciclagem, tendo sido distinguidas as IPSS que mais quilogramas de resíduos separaram por utente: Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Piedade, Monte Redondo, Leiria, Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, Leiria e Centro Social da Divina Providência, Fátima, Ourém.

Foram 34 as Instituições de Solidariedade Social que participaram no Programa Toneladas de Ajuda que decorreu no último semestre de 2022, e que em conjunto com a comunidade implementaram boas práticas de separação permitindo assim enviar para reciclagem 71,3 toneladas de resíduos recicláveis, 52,5 toneladas de papel/cartão, 14,5 toneladas de plástico/ metal e 4,3 toneladas de vidro.

Pelo excelente desempenho ambiental, as IPSS participantes foram premiadas com 4.000 euros, verba que permitiu apoiar os projetos de cariz social desenvolvidos pelas instituições.

 

Marta Loia Guerreiro, Administradora Executiva da Valorlis afirma “Estamos muito satisfeitos com a adesão a esta campanha, onde a comunidade se revelou grande entusiasta da reciclagem, prevendo a Valorlis alargar faseadamente as entregas de recicláveis nos Ecocentros existentes nos concelhos de Batalha/Porto de Mós, Pombal e Ourém”, e acrescenta “A Valorlis continua a apostar na promoção da reciclagem junto das comunidades onde está inserida e com esta campanha, estamos a aliar a nossa missão ambiental e social, apoiando as necessidades das instituições locais” .

 

Toneladas de Ajuda é uma campanha de responsabilidade social sobre reciclagem de embalagens direcionada a todas as Instituições de Solidariedade Social sediadas nos seis concelhos da área de intervenção da Valorlis, que entreguem os seus resíduos recicláveis na Unidade de Triagem da Valorlis, ou que solicitem uma recolha à Valorlis, integrada nos circuitos de recolha existentes.

Esta campanha tem como objetivo valorizar os resíduos recicláveis (embalagens de plástico, metal, papel, cartão e vidro), que as instituições inscritas entreguem em troca de uma contrapartida financeira, que permitirá apoiar os projetos de cariz social desenvolvidos pelas instituições.

Esta campanha prevê também que qualquer pessoa ou entidade que pretenda efetuar entregas de recicláveis em nome de uma determinada instituição, o possa fazer, desde que a mesma esteja inscrita na campanha Toneladas de Ajuda.

Sobre a Valorlis

A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, continua a apostar na sensibilização junto da comunidade, de modo a garantir um adequado funcionamento do sistema de gestão de resíduos urbanos da região.

Ficamos à disposição para quaisquer informações adicionais.

Para mais informações: Cidália Martins |cidalia.martins@valorlis.pt|939576042