12 DE ABRIL, 2024

Reciclagem cresce 4% em 2023

Valorlis regista aumento na recolha seletiva de embalagens de 4%

                                    

A Valorlis, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos municípios da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, verificou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro, face a 2022.

A recolha seletiva de recicláveis permitiu o encaminhamento para reciclagem de 17.242 toneladas de resíduos. Deste número, 6.662 toneladas correspondem a papel/ cartão, que aumentou 8% em relação a 2022, 4.463 toneladas são relativas a embalagens plásticas/ metálicas/ ECAL, que registou um aumento de 3% relativamente ao ano anterior e 6.117 toneladas de vidro, número que se manteve semelhante ao ano anterior. A estes materiais acresce o envio para reciclagem de outros materiais recebidos, como equipamentos elétricos e eletrónicos, verdes, sucata e madeira, que em 2023 resultaram num total de 691 toneladas.

 

A reciclagem continuou a aumentar e o envolvimento dos colaboradores da Valorlis e da população dos seis concelhos da sua área de intervenção, revela-se ano após ano, essencial para alcançar estes resultados.

 

Marta Loia Guerreiro, Administradora Executiva da Valorlis refere que “verificámos por mais um ano, que os munícipes da nossa área de atuação continuam comprometidos com a causa da reciclagem e disponíveis para colaborar neste esforço de tornar a região uma referência em matéria de reciclagem. Este é um esforço conjunto que pretendemos continuar a potenciar.

 

A Valorlis agradece à população, aos municípios e aos seus colaboradores, este esforço conjunto em prol do ambiente.

 

A Valorlis disponibiliza uma rede de 1.846 ecopontos distribuídos pelos seis municípios da sua área de intervenção, serviço que é complementado com a recolha porta a porta no comércio e serviços, assim como programas de incentivo à separação e reciclagem junto das escolas e instituições.

 

Encontra-se em vigor e com inscrições abertas até ao dia 30 de abril, a campanha “Toneladas de Ajuda” que tem como público-alvo as Associações ou Instituições sem fins lucrativos e com intervenção, apoio ou resposta de natureza social, que podem entregar os seus resíduos recicláveis na Unidade de Triagem da Valorlis, nos ecocentros de Batalha/Porto de Mós, Pombal e Ourém ou ainda solicitar uma recolha à Valorlis.