20 DE SETEMBRO, 2023

A Valorlis recebeu a visita do Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, à nova Linha de Tratamento de Biorresíduos da Valorlis, atualmente em serviço experimental e com conclusão prevista para o final do mês de setembro.

 

Esta linha dedicada à valorização orgânica dos biorresíduos, a recolher seletivamente pelos Municípios, terá capacidade de tratamento de 25 mil toneladas por ano.

 

O investimento na nova infraestrutura foi de 6,7 milhões de euros, cofinanciado pelo POSEUR. Este investimento faz parte da estratégia para o cumprimento das Metas Europeias de Reciclagem e desvio de resíduos orgânicos de aterro sanitário, e irá alavancar a Valorlis e os seus Municípios para atingirem os exigentes objetivos ambientais de forma eficiente, melhorando o serviço prestado à população da área de intervenção da Valorlis.

 

Para Luís Masiello, Presidente do Conselho de Administração da Valorlis, “É, para nós, um enorme prazer receber a visita do Sr. Secretário de Estado Hugo Polido Pires e restantes entidades oficiais, nas nossas instalações, e dar-lhe a conhecer o investimento feito na Linha de Tratamento de Bioressíduos. Esta linha dedicada permitirá o tratamento de 25 mil toneladas de biorresíduos por ano, um investimento absolutamente necessário para avançarmos nos compromissos assumidos pelo País. Este investimento trouxe-nos uma maior capacidade de servir os municípios envolventes e trabalhar para cumprir as metas europeias de reciclagem.”

 

 

Sobre a VALORLIS

A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, continua a apostar na sensibilização junto da comunidade, de modo a garantir um adequado funcionamento do sistema de gestão de resíduos urbanos da região.

Em 2022, a Valorlis tratou 132 milhares de toneladas de resíduos tendo valorizado 17 mil toneladas de recicláveis. A empresa conta com a colaboração de cerca de 150 trabalhadores, que servem diariamente os 302 mil habitantes da sua área de intervenção. 

 

A Valorlis procede também à valorização energética dos resíduos, a partir da extração do biogás, produzindo anualmente cerca de 10 GWh de energia elétrica, a qual é injetada na Rede Elétrica Nacional. Produziu ainda, 2 mil toneladas de corretivos orgânicos que foram aplicados em culturas arbóreas e arbustivas, nomeadamente pomares, olivais, vinhas e espécies silvícolas.

 

Informações: Cidália Martins | Telemóvel: 939 576 042 | E-mail: cidalia.martins@valorlis.pt