21 DE NOVEMBRO, 2022

A Valorlis associa-se mais um ano à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que decorre de 19 a 27 de novembro de 2022 em toda a Europa, e que este ano terá como temática "Têxteis Circulares e Sustentáveis".

Este ano, a EWWR, destaca o forte impacto que os têxteis têm no nosso planeta, pretendendo inspirar ações que tragam mais circularidade ao setor têxtil. As ações desta semana não se limitam à área têxtil porque o Lixo está fora de moda, serão desenvolvidas outras ações que visam promover a prevenção da produção de resíduos .

A Valorlis vai participar nesta iniciativa com quatro ações: “A Compostagem Doméstica é ideal para si!”,Oficina de Upcycling de Têxteis”, “Uma tonelada de Oportunidades”, “Juntos fazemos a Diferença.”

A ação “A Compostagem Doméstica é ideal para si!” é uma ação onde os participantes vão ficar a saber mais sobre a compostagem doméstica, vão aprender a fazer um adubo natural a partir dos resíduos orgânicos e no final da sessão recebem um compostor.  Esta ação terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Pombal e no Estádio Municipal de Leiria nos dias 18 e 19 de novembro, respetivamente, e destina-se aos munícipes já inscritos no programa de compostagem doméstica da Valorlis que foram convocados para estas sessões.  

 

No próximo sábado, dia 19 de novembro, das 14h30 às 17h30, a Valorlis vai dinamizar, a Oficina "Upcycling de Têxteis". Nesta oficina, guiada por Ângela Quaresma - Pontos & Voltas, os participantes vão aprender algumas técnicas e ferramentas simples de dar nova vida às roupas que têm um furo, ou uma nódoa, ou que já não cumprem o seu propósito, tornando-as únicas e evitando a aquisição de novas peças.

No local estará presente uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos utentes da Associação Novo Olhar II.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas às vagas existentes. Mais informações em www.valorlis.pt .

 

De 23 a 25 de novembro, a Valorlis em conjunto com o Município de Pombal vai dinamizar a iniciativa “Uma Tonelada de Oportunidades”. Esta campanha de educação ambiental, é dirigida à população em geral, e pretende fomentar a prevenção da produção de resíduos na origem e a aumentar as taxas de separação e reciclagem de resíduos no Concelho de Pombal. Quem entregar 15 quilos de materiais recicláveis (papel, vidro, embalagens de plástico e metal) recebe um Ecoponto doméstico, para fazer a separação dos seus resíduos recicláveis.  A iniciativa decorre no Edifício Manuel Henriques, em Pombal, entre as 10h e as 17h.

 

Durante esta semana, a Valorlis em parceria com a Refood - Leiria irá dinamizar a ação de sensibilização Juntos fazemos a Diferença”  sobre a importância da prevenção, redução e separação correta dos resíduos produzidos, destinada aos voluntários da associação. Esta ação tem como objetivo melhorar as práticas de separação, dotando-os de ferramentas para uma gestão mais adequada dos resíduos produzidos na Unidade Operacional de Leiria.

 

Marta Guerreiro, Administradora Executiva da Valorlis informa «associamo-nos a esta iniciativa, conscientes da necessidade de envolver as comunidades na adoção de práticas de produção, consumo e gestão de resíduos mais sustentável», e apela «à participação da população na adoção de boas práticas, que farão toda a diferença na redução dos resíduos que produzimos».