16 DE JUNHO, 2023

Compostagem trata na origem resíduos urbanos biodegradáveis

 

A Valorlis reforça o seu papel junto da comunidade e volta a distribuir mais  800 compostores à população.

 

Aposta no alargamento do Programa de Compostagem da Valorlis visa o tratamento na origem dos resíduos urbanos biodegradáveis ​​​​e conta com o apoio dos Municípios e Juntas de Freguesia da sua área de intervenção.

 

A Compostagem Doméstica é um processo natural de reciclagem de matéria orgânica, que permite aproveitar os resíduos provenientes da cozinha, e jardim, e transformá-los num fertilizante rico em nutrientes a que se chama composto. Ao ser utilizado, o composto melhora as características do solo, permite diminuir a quantidade de fertilizantes químicos e diminuir a quantidade de água necessária para rega.

 

Os munícipes da área de intervenção da Valorlis, residentes nos concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém, que tenham um agregado familiar igual ou superior a duas pessoas, poderão inscrever-se e receber um compostor doméstico. Quem tem jardim, quintal ou horta e quiser fazer parte do Programa de Compostagem da Valorlis, deverá fazer a inscrição, preenchendo o formulário disponível no site da Valorlis até 30 de junho [1] . Depois da inscrição, os munícipes são convocados para participar numa ação de sensibilização, sobre as boas práticas de compostagem doméstica, e receber o seu compostor.

 

Marta Loia Guerreiro, Administradora Delegada da Valorlis, afirma que “Reconhecemos o potencial da prática de compostagem doméstica na promoção da valorização da matéria orgânica e na sensibilização da população para práticas saudáveis ​​e amigas do ambiente. Pretendemos, com este projeto, fornecer condições aos munícipes para reciclar os resíduos que prejudicam nas suas habitações, com vantagens económicas e ambientais para todos.”

 

No âmbito da segunda fase do projeto “Compostar Outra Forma de Reciclar” a decorrer desde 2021, há mais 2.872 munícipes a realizar o processo de compostagem doméstica, com um compostor oferecido pela Valorlis, tendo sido realizadas mais 50 ações de sensibilização.

A compostagem doméstica contribui para a educação de práticas saudáveis ​​e amigas do ambiente, permitindo que os participantes produzam o seu próprio composto, que pode ser utilizado nos jardins ou hortas domésticas. 

 

[1] Inscrições válidas até ao limite de 800 compostosres.

 

 

Sobre a Valorlis:

A Valorlis, empresa que gere a recolha selectiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, continua a apostar na sensibilização junto da comunidade, de modo a garantir um funcionamento adequado do sistema de gestão de resíduos urbanos da região.

 

Para mais informações: Cidália Martins |cidalia.martins@valorlis.pt | +351 939 576 042