31 de outubro de 2022

Programa Ecovalor “Separa e Ganha”

Valorlis premeia escolas com melhor desempenho ambiental

 

A Valorlis  visitou  na passada sexta-feira, dia 28 de outubro, a EB1 de Picassinos, e na presença da Coordenadora do estabelecimento, dos  professores e auxiliares de ação educativa e dos alunos, entregou o prémio que reconhece o excelente desempenho desta comunidade educativa no Programa Ecovalor.

 

A juntar-se a esta escola, as escolas que mais quilogramas de resíduos separaram por aluno foram: EB1 de Outeiro da Fonte, Leiria e o Jardim de Infância de Assanha da Paz, Pombal, respetivamente com 156 kg por aluno e 151 kg por aluno.

 

Estes prémios foram entregues no âmbito do Programa Ecovalor - concurso “Separa e Ganha”, onde as escolas foram desafiadas durante o ano letivo 2021/2022, a promover a recolha de resíduos domésticos recicláveis, nomeadamente embalagens de plástico e metal e/ou papel/cartão e/ou vidro, que foram recolhidos pela Valorlis e posteriormente enviados para reciclagem.  

 

Foram 55 os estabelecimentos de ensino que participaram no Programa Ecovalor ano letivo 2021/2022, mais de 13 mil participantes, entre alunos, famílias, professores e auxiliares que, continuaram a implementar boas práticas de separação e enviaram para reciclagem 148 toneladas de resíduos recicláveis, 99 toneladas de papel/cartão, 26 toneladas de plástico/ metal e 23 toneladas de vidro.

Pelo excelente desempenho ambiental, as escolas participantes foram premiadas, com 6.000 euros para adquirirem materiais de ação pedagógica, bens materiais ou serviços que permitam melhorar a prática pedagógica.

 

“Este programa, tem como objetivo aumentar os hábitos de reciclagem nas escolas e na comunidade evolvente, impulsionando a prática diária da separação dos resíduos recicláveis, explica Marta Guerreiro, Administradora Delegada da Valorlis e acrescenta “No ano letivo transato assistimos a um aumento das quantidades separadas na comunidade escolar, com destaque para a recolha de vidro, onde as famílias se revelaram grandes entusiastas da reciclagem”.

 

O concurso “Separa e Ganha” vai manter-se no presente ano letivo e as inscrições das escolas decorrem até 15 de novembro em www.valorlis.pt.

 

O programa Ecovalor é um programa de educação e sensibilização ambiental dirigido às comunidades escolares e tem como objetivo aumentar as quantidades de material encaminhado para reciclagem, promover boas práticas ambientais, premiando aqueles que apresentarem melhor desempenho na separação das suas embalagens usadas.

 

O Programa Ecovalor, integra a oferta de educação ambiental da Valorlis que inclui ainda visitas, materiais informativos sobre a reciclagem e ações de sensibilização sobre o ciclo dos resíduos, á qual pretendemos dar continuidade.