22 de Setembro de 2021

Ontem, dia 21 de setembro, a Administradora Delegada da Valorlis, Marta Guerreiro, visitou o Centro Escolar dos Parceiros, e na presença da Coordenadora do estabelecimento e da Presidente da Associação de Pais entregou o prémio que reconhece o excelente desempenho desta comunidade educativa no Programa Ecovalor.

Este prémio foi entregue no âmbito do Programa Ecovalor – concurso “Separa e Ganha no Amarelo e Azul”, onde as escolas foram desafiadas durante o ano letivo 2020/2021, a promover a recolha de resíduos domésticos recicláveis, nomeadamente embalagens de plástico e metal e/ou papel/cartão, que foram recolhidos pela Valorlis e posteriormente enviados para reciclagem.

Foram 41 os estabelecimentos de ensino que participaram no Programa Ecovalor ano letivo 2020/21, mais de 20 mil participantes, entre alunos, famílias, professores e auxiliares que, apesar da pandemia, continuaram a implementar boas práticas de separação e enviaram para reciclagem 60 toneladas de resíduos recicláveis, 47 toneladas de papel/cartão, 13 toneladas de plástico/ metal.

As escolas que mais quilogramas de resíduos separaram por aluno foram: Jardim de Infância e 1º ciclo de Agodim, Colmeias e Centro Escolar dos Parceiros, ambas do concelho de Leiria, respetivamente com 45 kg por aluno e 30 kg por aluno.

Pelo excelente desempenho ambiental, as escolas participantes vão ser premiadas no início deste ano letivo, com mais de 2.500 euros para adquirirem materiais de ação pedagógica, bens materiais ou serviços que permitam melhorar a prática pedagógica.