COMPOSTAR, OUTRA FORMA DE RECILAR
Projeto de Compostagem Doméstica
O Projeto de Compostagem Doméstica da Valorlis tem como objetivo principal reduzir a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis que são depositados em aterros, contribuindo assim para um melhor ambiente.
Os munícipes residentes nos concelhos de Batalha, Leiria , Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, podem inscrever-se no programa de Compostagem Doméstica da Valorlis para participar numa ação de sensibilização e receber o compostor.
Se tem um jardim, quintal ou horta, a compostagem doméstica é ideal para si!
As inscrições para o programa de compostagem já terminaram. Estamos a realizar ações de sensibilização nos vários concelhos e a entregar o compostor aos participantes inscritos.
O que é uma compostagem doméstica?
A Compostagem Doméstica é um processo natural de reciclagem de matéria orgânica, que permite aproveitar os resíduos da cozinha e do jardim e transformá-los num fertilizante rico em nutrientes que se chama composto.
Este fertilizante natural serve para ser utilizado na horta ou jardim, e deste modo enriquecer os terrenos e diminuir a quantidade de matéria orgânica que vai misturada com os resíduos sólidos urbanos.
Vantagens da compostagem doméstica
- Não requer conhecimentos técnicos;
- É um processo simples e de fácil implementação;
- Tem custos com a manutenção reduzida;
- Reduz o recurso a fertilizantes sintéticos;
- O composto melhora a estrutura dos solos;< a i=6>- O composto atua como uma "esponja", ajudando a reter a água nos solos.
Como se faz compostagem doméstica?
A compostagem doméstica é um processo simples e natural de reciclagem de matéria orgânica. A existência de condições para que seja possível fazer compostagem com sucesso, exige que a colocação de um compostor seja feita diretamente sobre a terra.
O primeiro passo é colocar uma camada de ramos no fundo do compostor, promovendo o arejamento e impedindo a compactação. De seguida há que dosear materiais verdes e castanhos, sendo os verdes (húmidos) as cascas da fruta e as leguminosas e os castanhos (secos) as folhas secas e as aparas de madeira.
Os principais cuidados a ter são o controlo da climatização e o arejamento. O controlo da entrevista é realizado da seguinte forma: espreme-se com a mão um pouco do material que está a compostar – se pingar, está demasiado húmido e é necessário juntar Castanhos; se a mão continuar seca, precisa de juntar Verdes e água; se a mão ficar húmida, tem a humidade correta.
O serviço deve ser executado uma vez por semana, utilizando uma forquilha ou outro objeto equivalente.
O tempo que demora a produzir o composto (fertilizante natural) depende do acompanhamento que se realiza ao processo de compostagem (controle de umidade, arejamento e quantidade de materiais).
O composto produzido é um fertilizante natural de grande qualidade que vai melhorar as características do solo, permitindo assim diminuir as quantidades de fertilizantes sintéticos e de água usada. Desta forma é benéfico para as plantas e para o ambiente. O composto pode ser aplicado em vasos, sementeiras, hortas e jardins.
Consulte abaixo o Guia Prático de Compostagem Doméstica da Valorlis: