PROGRAMA ECOVALOR 2023/2024

Oferta exclusiva para a comunidade escolar

O Programa Ecovalor tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino em todo o país, destacando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem de suas embalagens usadas. O Programa Ecovalor promove ações de SENSIBILIZAÇÃO ambiental, VISITAS ÀS INSTALAÇÕES das concessionárias, o concurso RECICLA E GANHA que dá prêmios, e recentemente uma parceria com a ESCOLA ELECTRÃO e outra com a ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA.

 

QUERO PARTICIPAR NO PROGRAMA ECOVALOR. O QUE DEVO FAZER?

 

CONCURSO RECICLA E GANHA!

Este concurso destina-se a todos os estabelecimentos de ensino dos concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, e tem como objetivo promover a reciclagem junto da comunidade escolar.

As instituições são premiadas pelo seu bom desempenho ambiental, em função dos quantitativos recolhidos e enviados para reciclagem.

A participação das instituições no programa prevê a escolha do tipo de recolha mais adequada à sua realidade: 

A - Ecoponto “ECOVALOR” - Quando existe ecoponto junto à instituição, o estabelecimento deve utilizá-lo para separar os seus resíduos recicláveis OU B - Recolha “ECOVALOR” - Quando não existe ecoponto junto à instituição, o estabelecimento pode solicitar uma recolha na escola de papel/ plástico.

 

Para informações mais detalhadas consulte o Regulamento.

 

As instituições  interessadas em participar deverão efetuar a sua inscrição até ao dia 20 de outubro de 2023.

 

As inscrições são feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição. A inscrição ficará confirmada após o contacto da VALORLIS.

 

Para mais informações: atendimento@linhadareciclagem.pt  ou 800 911 400 (chamada gratuita).

 

 

AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO 

 

As ações de sensibilização ambiental estão adaptadas aos vários níveis escolares e aos grupos de adultos nas instituições de ensino, e abordam o tema dos resíduos urbanos, nomeadamente as regras da reciclagem, as boas práticas na gestão de resíduos e/ou a forma como se recolhem e tratam os resíduos urbanos em cada região.

 

Estas ações são gratuitas, mas carecem de marcação prévia.

 

Marcação da ação

Envie um email para atendimento@linhadareciclagem.pt com um pedido de ação, com as seguintes informações:

 

  1. Nome da escola
  2. Local (freguesia/concelho)
  3. Ano letivo a que se destina a ação ou identificação do grupo (se forem professores, auxiliares, administrativos, etc.).
  4. Número de participantes
  5. Contacto para agendamento (nome e telefone/telemóvel).

 

Após a receção do pedido, será contactado pela VALORLIS para confirmação dos dados e para definir o agendamento.

 

 

VISITAS ÀS INSTALAÇÕES 

Esta atividade permite o contato direto com a realidade da gestão de resíduos gerados todos os dias e estimula a adoção de comportamentos ambientalmente corretos.

Visitas de estudo destinadas a maiores de 10 anos (2º ciclo).

Para mais informações, consulte o regulamento

 

PARCERIA ESCOLA ELECTRÃO/RECICLA E GANHA

Participar em ambos os projetos, Escola Electrão e Recicla e Ganha, permite que às escolas realizem uma coleta seletiva de resíduos de embalagens, equipamentos elétricos e eletrônicos e de pilhas e baterias, aumentando sua contribuição para um melhor ambiente.

  1. Será atribuído 1 ponto adicional na ação Escola Electrão, contribuindo para a obtenção de prémios nesta iniciativa, às escolas que participam na Recicla e Ganha do ano letivo 2023/2024 com a quantidade mínima para receber prémios monetários, pelo menos num dos fluxos (plástico/ metal, papel/cartão e vidro).
  2. Informações e esclarecimentos sobre o projeto Escola Electrão, enviar email para escola@electrao.pt ou em www.electrão.pt . As inscrições podem ser feitas através do link www.electrao.pt/campanhas/escola-electrao/
  3. A parceria é válida para as escolas dos 174 municípios da área de abrangência da EGF . As escolas que não pertençam à área concessionada deverão entrar em contacto com a equipa Escola Electrão para mais informações.

 

 

PARCERIA ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA

A Escola Amiga da Criança é uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir e reconhecer escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz e completo da criança no espaço escolar.

Os projetos são avaliados e são selecionados os que serão diferenciados com o selo Escola Amiga da Criança. É escolhido um projeto vencedor global e um projeto vencedor por categoria.

 

Prémios

  • O projeto vencedor ganha 5.000€ em livros LeYa .
  • O projeto vencedor de cada categoria ganha 1000€ em livros LeYa para as bibliotecas das escolas e prémios adicionais por parte dos parceiros envolvidos na iniciativa.

  

Candidaturas

A 6ª edição já terminou e está em período de avaliação de candidaturas.

E a 7ª edição tem as inscrições abertas em https://escolaamiga.pt/concorrer .

Mais informações sobre a parceria Escola Amiga da Criança e a EGF:

https://www.egf.pt/pt/sustentabilidade/educacao-ambiental/escola-amiga-da-crianca/

 

A Escola Amiga da Criança e a EGF

Para além dos prémios adicionais na categoria de Sustentabilidade, a EGF é um dos parceiros principais da iniciativa Escola Amiga da Criança, com foco nos temas da Sustentabilidade e Felicidade nas Escolas. É no âmbito desta parceria que a Escola Amiga da Criança e a EGF promovem um primeiro estudo, que pretende avaliar e caracterizar a Felicidade nas Escolas, com os seguintes objetivos:

  • Caracterizar a percepção de felicidade na escola dos alunos e professores portugueses (desde o 2.º CEB ao Ensino Secundário), atendendo às seguintes dimensões: esperança, comprometimento, pertença, aprendizagem social e emocional e bem-estar. Serão ainda consideradas as dimensões: Sentir bem/propósito; Saúde subjetiva; Exercício saudável; Alimentação saudável (Sentir-se bem/Significado; Saúde subjetiva; Movimentar-se bem; Comer bem, em Marujo & Neto, 2011).
  • Aferir a influência dos climas e/ou ecossistemas (escola, colegas e família) na percepção da felicidade de alunos e professores.
  • Aferir a importância de que a percepção de um desenvolvimento sustentável do planeta tenha na percepção de felicidade.
  • Criar um observatório, como projeto de longo prazo, para a coleta periódica destes dados, que nos permita comparar os questionados no início de um ciclo de estudos e no final do mesmo.
  • Construir um índice de felicidade das escolas portuguesas, também um projeto a longo prazo.